Destaques

Entrudo de Lazarim: o mais genuíno de Portugal

todayFevereiro 3, 2026

Fundo
share close

A vila de Lazarim, no concelho de Lamego, volta a celebrar o Entrudo mais genuíno de Portugal. Este ano, o programa de eventos é rico e variado para continuar a manter viva esta tradição ancestral e mostrar o trabalho meticuloso dos artesãos locais.

A Terça-Feira Gorda (17 de fevereiro) é o momento mais alto do Entrudo de Lazarim, com todas as atenções viradas para a leitura pública dos testamentos da “comadre” e do “compadre” e para a saída dos novos caretos à rua.

Marcadas por expressões carrancudas ou demoníacas, acentuadas por orelhas bicudas, cornos afiados, pequenas barbichas, cobras ou sardões, as tradicionais máscaras prometem surpreender todos os visitantes.

O programa fica completo com a exibição do documentário “O Diabo do Entrudo” de Diogo Varela (CIMI), um Encontro de Artesãos, o Desfile de Carnaval e a Queima do Entrudo Velho, o Raid Fotográfico, o Dia dos Caretos de Lazarim e a oferta da Feijoada e do Caldo de Farinha, entre muitas outras atividades.

Num ambiente único e de folia, a tradição termina com a queima da “comadre” e do “compadre”, um ato que simboliza a expulsão dos maus pensamentos e a purificação das mentes.

O Entrudo de Lazarim é organizado pela Junta de Freguesia de Lazarim, com o apoio do Município de Lamego.

 

 

Escrito por radiocidadelamego